Pão de Açúcar
A proposta potencializa o ponto turístico e valoriza o espaço público, criando uma praça que reorganiza os fluxos de pedestres e veículos que trafegam na área. Antes do projeto, o embarque e desembarque dos usuários e visitantes do bondinho era feito através de tendas de plástico que comprometiam a qualidade espacial do local e passavam a impressão de algo provisório.
O Rio de Janeiro foi a primeira cidade a receber o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural pela Unesco. Pela importância histórica, cultural e afetiva do conjunto dos morros da Urca e Pão de Açúcar para o Carioca, o projeto teve como premissa o respeito ao monumento natural, criando uma arquitetura leve, transparente e em harmonia com o contexto preexistente, entendendo a paisagem como protagonista.
Na praça foram propostos mobiliários urbanos para acomodar os pedestres, como bancos, bicicletários, iluminação e energia elétrica para eventos públicos pontuais.
O acesso ao bondinho passou a ser feito através de uma cobertura em forma de malha reticular produzida em madeira laminada colada, para levar conforto e comodidade aos usuários do ponto turístico em dias de muita demanda.
Ficha técnica
Data: Junho de 2016 - Dezembro de 2016
Localização: Urca, Rio de Janeiro
Status: Construído
Área do lote: 1010 m²
Área total construída: 382 m²
Programa: requalificação arquitetônica
Escopo de trabalho: Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto Executivo e Projeto Legal