Barão de Tefé
O projeto, localizado na zona portuária do Rio, foi desenvolvido pela a+ arquitetura em parceria com o escritório do arquiteto argentino Eduardo Scagliotti.
É um projeto de reabilitação do patrimônio construído com adaptação funcional e tecnológica da edificação para abrigar uso misto, com lojas no térreo e residências nos demais pavimentos. O estudo foi realizado há alguns anos, mas traz temas bem atuais como a importância do uso residencial para a valorização e vitalidade de áreas centrais.
O imóvel tem uma tipologia que dialoga diretamente com a cidade e se adequa bem ao uso residencial de unidades pequenas/ estúdios. A reativação do uso comercial no pavimento térreo é também de grande importância para valorizar a relação entre o objeto arquitetônico e o espaço urbano A região onde se localiza o projeto BDT, na zona portuária do Rio de Janeiro, é um local de enorme importância histórica e cultural para a cidade, o país e o mundo. O imóvel tem toda sua fachada frontal voltada para o Sítio Histórico e Arqueológico do Cais do Valongo, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.
Ficha técnica
Data: Julho de 2013 - Julho de 2016
Localização: Gamboa, Rio de Janeiro
Status: Projeto Concluído
Área do lote: 820,00 m2
Área total construída: 4507,52m2
Programa: uso misto - comercial (12 lojas)l e residencial multifamiliar (41 unidades)
Escopo de trabalho: Estudo Preliminar e Projeto Legal
Imagens: Methanoia Studio